Rádio On-line
Sexta-Feira, 25
setembro 2020
Ribeirão Preto
Temperatura Mínima 27 Temperatura Máxima 41
BUSCAR  
Agenda Comercial
NAVEGUE
Principal   
Agenda de Show   
Cadastre-se   
Brindes   
Notícias   
Colunistas   
Esporte   
Negócios   
Destaques   
Brasil   
Mundo   
Cultura   
Agenda na Tv   
SERVIÇOS
Galerias de Fotos   
Agendacomercial   
Guia Comercial   
Fale Conosco   
Seja Parceiro   
Desenvolvimento de Sites   
Ribeirão de A - Z   
Termos de Uso   
ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Notícias da Cidade   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
CLASSIFICADOS
Veículos
Imóveis
Curriculos
Diversos
Anuncie Aqui
LOGIN
E-MAIL:
SENHA:
Esqueci a senha


Mural de Recados

De: Camila Para: Agenda Comercial

Boa tarde. A foto que eu tirei no rodeio de Sertãozinho 2015 não está na galeria. Vocês não vão acabar de postar??

Exposição Palácios Cariados.
por Marli Ramos

 
Termina nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto (SP)

Exposição Palácios Cariados termina nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto (SP)

Trabalho do fotógrafo ribeirão-pretano, Jonas Golfeto, reúne 20 fotos sobre edifícios abandonados em Ribeirão Preto e outras quatro cidades do Estado de São Paulo.

A exposição acontece todos os dias até esta sexta-feira (7/7), das 17 às 20h, na Praça XV de Novembro, em Ribeirão Preto.
Na quarta-feira (5) haverá no local intervenção artística com pirografia de poemas

Ribeirão Preto (SP), 04 de julho de 2017 – A exposição fotográfica Palácios Cariados termina na próxima sexta-feira (7/7), em Ribeirão Preto (SP).
O trabalho do fotógrafo ribeirão-pretano, Jonas Golfeto, em parceria com Anita Ferreira (convidada para participar desse projeto), traz ensaios fotográficos de edificações antigas e abandonadas de Ribeirão Preto e outras quatro cidades do Estado de São Paulo:
São Luís do Paraitinga (SP), Santos (SP), São Manuel (SP) e Presidente Prudente (SP).

A exposição é gratuita e aberta à população, acontece na Praça XV de Novembro, em dois pontos alternados: na esquina das ruas Tibiriça e Duque de Caxias e na esplanada do Theatro Pedro II, das 17 às 20h.
Na quarta-feira (5/7), o fotógrafo irá pirografar versos de Lídia Mora nas peças de madeira expostas na praça.

Segundo Jonas Golfeto, a poeta Lídia Mora, provavelmente nascida em Rio Claro (SP), em 1924, deixou um legado importante: um conjunto de poemas chamado O Centro da Cidade no Meu Ventre. Descobrimos a poeta durante nossa investigação fotográfica em São Luiz do Paraitinga e resolvemos incluir seus poemas em nossa mostra”, explica. Já o nome do título do projeto Palácios Cariados, um verso do poeta modernista, João Cabral de Melo Neto, é uma referência à erosão causada pelo tempo e esquecimento das edificações antigas e abandonadas.

A exposição reúne 20 obras fotográficas encaixadas e montadas em seis folhas de portas de janelas retiradas de demolidoras, recriando o espaço dos edifícios fotografados. A ideia é convidar o público a interagir com o conceito visual da exposição e mergulhar no universo da história através do que restou da erosão praticada pelo abandono, explica o fotógrafo.

De acordo com Jonas, a participação do público tem sido grande e ativa. Tivemos vários momentos gratificantes com relação ao público: uma senhora rememorou sua infância ao recordar do Palacete Albino Camargo - na época que ainda estava conservado.

O fotógrafo relembra também a participação de um senhor que interrompeu sua caminhada e observou atentamente as obras. Ele saiu dali com um leve sorriso nos lábios, como se tivesse voltado a viver, numa centelha de tempo sua juventude longínqua, recorda o artista.

O projeto Palácios Cariados, que começou em 2012, traz fotos do Palacete Camilo de Matos (1920), do Solar Vila Lobos (1880) e do Palacete Albino Camargo (1923) – todos em Ribeirão Preto.
Em Presidente Prudente, traz imagens da Chaminé da Sanbra, construída no início do século XX.

Já em Santos, retrata a Hospedaria dos Imigrantes, de 1912. Em São Manuel, reúne imagens da estação Ferroviária de São Manuel, de 1918. Em São Luiz do Paraitinga, a casa do senhor Zé Peixe (1853), que foi derrubada pela enchente de 2012, também foi fotografada.
A exposição é uma realização do Dois de Boa Foto Coletivo, contemplada pelo edital PROAC, da Secretaria de Cultural do Estado de São Paulo, com apoio da IESCD - Immaginare Escola de Criação e Design de Ribeirão Preto e Empório das Essências.

O FOTÓGRAFO
Jonas Golfeto é diretor e fotógrafo da Aleph Cinema e Vídeo, professor de fotografia da IESCD - Immaginare Escola de Criação e Design, em Ribeirão Preto. Criou recentemente o Dois de Boa Foto Coletivo, um duo de artistas que desenvolve projetos culturais, entre eles, o Palácios Cariados, por meio do edital do PROAC da Secretaria de Estado da Cultura.

Foi artista orientador integrante do Projeto Teatro Vocacional, de 2007 a 2011. Artista orientador integrante do Projeto Ademar Guerra, 2011. Dirigiu e escreveu o curta metragem de ficção em 35mm REPVBLICA (2003), São Paulo-SP, com quem venceu o prêmio Estímulo 2001, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Integrou a Companhia Les CommediensTropicales, em 2007. Participou, como ator, das montagens: O Pato Selvagem (2010), Chalaça, A Peça, (2007), A Última Quimera (2007). Criou com a LCT 2º D.Pedro 2º 2009, em que, além de atuar como ator foi o responsável pela execução das técnicas dos filmes que integram a peça. Foi Integrante da Companhia do Feijão (2002-2005). Fez Curso de Preparação do Ator do CPT-SP Centro de Pesquisa Teatral, coordenado por Antunes Filho (março a outubro de 2001).

SERVIÇO
EXPOSICÃO FOTOGRÁFICA Palácios Cariados.
Data: até esta sexta-feira (07/07)
Horário: das 17h às 20h
Local:
Praça XV de Novembro (na esquina das ruas Tibiriçá e Duque de Caxias e Esplanada do Theatro Pedro II)



Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner
Colaboração: Julio Fontes



BUSCAR  
Inicial | Fotos | Agenda de Eventos | Notícias | Promoções | Imprensa